On The Road










O Romance de Jack Kerouac, On The Road, tornou-se uma espécie de "Bíblia hippie" escrito em três semanas durante longas e aventurosas viagens pelos EUA em meados de 1950.
Sexo, álcool, drogas, liberdade e aventura marcaram o estilo de vida de escritores e poetas da época. A não conformidade, em um clima pós Segunda Guerra Mundial, irradiou um movimento de vida nômade no qual a criatividade espontânea explodia daquelas cabeças jovens, o desejo era elevar-se ao sublime.
Walter Salles, diretor do filme On The Road, iniciou seu projeto de filmagens em 2006/2007, porém devido a algumas "crises financeiras" o produto final veio ao público em julho de 2012.
A trilha sonora muito agitada e envolvente é o Jazz, estilo musical que pelo menos os dedos do pé não conseguem resistir a umas mexidinhas e, também, o bater frenético da máquina de escrever.
As cenas são representadas por alguns jovens no carro em alta velocidade, uma longa estrada pela frente, escassos recursos financeiros, um livro embaixo do braço e a vontade de deixar a vida se levar. Fazer valer a pena cada segundo. O mundo material e a estabilidade não interessavam nem um pouco aos Beats, o que importava mesmo era o prazer. No filme os personagens topam de tudo, tudo mesmo. E esta aceitação é muito bem representada em atos de sexo com héteros e homossexuais, bebidas baratas e utilização de qualquer tipo de droga.
Porém, mesmo neste esbanjar do gozo sentido em cada passo na estrada a melancolia no viver estava sempre presente. Os jovens de calça jeans extravasavam a libertinagem e depois passavam momentos de reflexão daquela vida vazia, transbordando o desmoronamento banhado em lágrimas, sofrimento e tédio.
O ápice do filme é passado no México quando Sam Riley (no papel de Sal Paradise) compromete seriamente sua saúde após um ato de êxtase total.
Desta forma, é que aquela Geração Beat esperava acabar com a banalidade rotineira e a inadequação social que sentiam percorrer.
A verve poética transcorria nas veias dos escritores, fazendo de cada respirar inspiração para textos, poesias e para o fôlego de ser um Beat.

Elenco: Kristen Stewart, Amy Adams, Viggo Mortensen, Kirsten Dunst, Elisabeth Moss, Steve Buscemi, Garrett Hedlund, Alice Braga, Terrence Howard, Sam Riley.
Gênero: Drama
Duração: 137 min.
Distribuidora: Playarte Pictures
Orçamento: US$ 25 milhões
Estreia: 13 de Julho de 2012

Nenhum comentário: